Social Icons

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Como você ve a sua Igreja?


Leitura inicial em Hebreus 12:12-24

Podemos notar no vs. 15 uma grande preocupação de Deus: “atentando diligentemente por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus; nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe e, por meio dela, muitos sejam contaminados”.
Como é que nasce ou brota uma raiz de amargura? Elas vêm por meio de considerações que ficam remoendo no nosso coração, com suspeitas, julgamentos, etc. A raiz de amargura é fruto da mente carnal. A mente carnal se manifesta quando começamos a fazer avaliações segundo a nossa visão e não segundo a visão de Deus (I Samuel 16:6-7).

Quando nós julgamos com base no que nós vemos, a perspectiva por onde vemos é consequência de valores humanos.

Aqui no texto de Hebreus, Deus chama a nossa atenção para este tipo de avaliação no que se refere à Igreja (vs. 18-24). Os irmãos hebreus estavam vendo a Igreja com olhos humanos – sob uma perspectiva humana e não sob a perspectiva vinda de valores espirituais divinos.
Ao olharmos para Cantares 6: 8-10, encontramos vários adjetivos para a Igreja:

·       Única
·       Mulher Ideal
·       Bem Aventurada
·       Imaculada
·       A mais querida
·       Formosa como a Lua
·       Brilhante como o Sol
·       Admirável e vencedora como um exército com suas bandeiras.

Amados irmãos, não é incrível e maravilhosa a maneira como Deus vê a Sua Igreja?
E Ele deseja que nós a vejamos como Ele a vê!
O texto de nossa leitura inicial se reporta a Êxodo 19:12; 18-19; 20:19, quando o relacionamento de Deus com Seu povo era marcado por limites, pelo distanciamento um do outro, pelo medo de um Deus que podia matar e onde não se podia se aproximar d’Ele se se sentir possuído por um clima de terror. Isso era para deixar claro na mente do povo a enorme barreira que existia entre um Deus santo e um povo pecador.
Infelizmente, existem igrejas que causam sentimentos semelhantes nas pessoas nos dias de hoje, guardadas as devidas diferenças. Pregam o evangelho do medo, do julgamento, das limitações...
Mas Deus está nos chamando para olhar para a Igreja com a visão que Ele a descreve nos vs. 22-24 de Hebreus:

·       Cidade do Deus Vivo
·       Reunião de Anjos
·       Reunião dos arrolados no céu
·       Presença do propósito Cristo
·       Lugar de perdão dos pecados
·       Lugar de reconciliação

Respondam irmãos:
É possível nascer raiz de amargura num coração que vê a Igreja assim?
Claro que não! É por isso que Ele nos convida para um caminhar diferente (vs. 12-13). Às vezes algumas pessoas veem à Igreja com um coração despreparado e, por isso, não conseguem ver a Igreja como Deus a vê!
Nossos irmãos e irmãs precisam ter alegria e desejo de vir à Igreja. Precisam acreditar que ali serão abençoados, aceitos, amados, amparados. Precisamos mostrar que vir à Igreja deve ser um momento ansiosamente desejado por todos.

Lendo em Provérbio 14:12: “Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte”, geralmente o que vem à nossa mente é que se está falando da perda da salvação, mas não é apenas isso... O que pode morrer no coração humano? Os sonhos, a fé, a vontade de servir, a alegria, a comunhão com os irmãos, a vontade de ir à Igreja, e tantas coisas mais... Por isso mesmo Deus recomenda que ponderemos o caminho de nossos pés (Provérbios 4:26). Ponderar significa avaliar, examinar, refletir, considerar, pensar a respeito, e isso é necessário porque as raízes de amargura são fruto do que nós somos e de como nos conduzimos e não daquilo que a Igreja é! Quando as pessoas estão sendo machucadas e magoadas na Igreja, isso não acontece porque a Igreja não é boa, mas sim porque as pessoas que estão na Igreja estão adotando caminhos errados.
Por isso Ele diz: “Tomem um novo vigor para suas mãos cansadas e firmem suas pernas trêmulas. Tracem um caminho reto e plano para seus pés e vocês verão aqueles que parecem ser fracos e mancos não caírem nem se ferirem, mas se tornarem fortes” (Hebreus 12:12-13 parafraseada).

Queridos, não se privem da graça de Deus! Fortaleçam suas mãos e pernas! Ao vir à Igreja você não estará num lugar de medo, nem de acusação ou de morte... Você estará na Igreja do Deus vivo! Estará num lugar de cura, perdão, amor e libertação!

“Visto que nós temos um reino que nada pode destruir, vamos agradar a Deus servindo-O com corações agradecidos, com santo temor e reverência” (Hebreus 12: 28).

Que Deus os abençoe!

Pastor Leonardo Meyer

(Mensagem ministrada pelo pastor Leonardo Meyer na Igreja Unida de Água Rasa – São Paulo em 25/07/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...